segunda-feira, 8 de março de 2010

Instrumentos Pop/Rock


Esta semana vamos falar sobre os instrumentos Pop/Rock as suas origens e as suas caracteristicas.

Bom Trabalho!

37 comentários:

  1. A guitarra eléctrica é um instrumento de cordas,ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na guitarra clássica,sendo depois transformado num sinal eléctrico devido a acção de captadores magnéticos.
    Gostava de saber o que é que são captadores magnéticos. Serão amplificadores?

    ResponderEliminar
  2. Os captadores magneticos não são amplificadores mas sim o que cria um sinal eléctrico que depois é enviado para o amplificador. Este link é de uma imagem de um captador: http://compremax.net/wp-content/uploads/2009/04/captador_hot.jpg

    ResponderEliminar
  3. Também desenvolvi uma pesquisa sobre as técnicas utilizadas para tocar baixo e descobri que existem três diferentes técnicas, e essas técnicas são:
    * Tapping - que é a técnica em que as notas são extraidas de um instrumento de cordas de forma parecida ao de um piano, batendo nas cordas com as pontas dos dedos nas notas que se deseja executar.
    * Slap - consiste em percurtir e puxar as cordas usando o polegar e os outros quatro dedos da mão produzindo um som metálico
    * Pizzicato - é a técnica em que se dedilha, com a alternância de dois, três ou quatro dedos. Coloca-se o dedo quase paralelo á corda e com isso gerando um som mais encorpado

    ResponderEliminar
  4. vou falar de como surgiu o pop rock,de que géneros músicas surgiu e e os instrumentos utilizados. O Pop Rock é um termo abrangente que define o género musical que se desenvolveu durante e após a década de 50. Suas raízes se encontram no rock and rool e no rocabilly que emergiu e se definiu nos EUA no final dos 40 e início dos 50, que evoluiu do blues, da música county e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. No final dos 60 e início dos anos 70 , o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. Na década de 1970, o rock incorporou influências de géneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgéneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E na década de 1990, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal. O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra eléctrica ou do violão e utiliza um forte contratempo (back beat) estabelecido pelo ritmo do baixo eléctrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou cellos.

    ResponderEliminar
  5. Eu vou falar um pouco da bateria.
    » É um conjunto de tambores e pratos colocados perto uns dos outros de maneira a que a pessoa que vá tocar consiga sem qualquer dificuldade.
    » São necessárias duas baquetas mas também descubri que em alguns casos se podem usar as mãos.

    Também pesquisei um pouco sobre a baqueta - unicamente por estar ligada à bateria - e as pontas delas são, normalmente, arredondadas e podem ser de plástico, borracha, madeira e vidro mas isso fica mais ao critério do baterista e do som que ele quer produzir.

    ResponderEliminar
  6. Oh, e também descobri que há diferentes baquetas para cada genéro musical:
    - 5A, as que são mais usadas (nomeadamente, no pop/rock, country...)
    - 5B, para heavy-metal ou hard-rock porque são mais pesadas e resistentes
    - 7A, as melhores para Jazz.

    ResponderEliminar
  7. Helena falaste de dois estilos musicais que não conhecia, o folk e o gospel. Em que consistem estes dois estilos de musica?

    ResponderEliminar
  8. O Jorge não referiu outras duas técnicas:
    Palheta- Esta técnica usa-se mais no rock e no hard rock, é utilizada uma palheta para que o som seja mais potente.
    Fretless- Uma das característcas do fretless é o baixo não ter trastes, esta técnica é diferente da do contrabaixo acústico e mais semelhante à do baixo. Utiliza-se dois, três ou quatro dedos da mão direita. O seu som produz um sustain longo e prolongado, tendo um timbre parecido com o do acústico.

    ResponderEliminar
  9. Sustain quer dizer sustenção e é um termo musical que designa a capacidade de um instrumento em prolongar uma nota.

    ResponderEliminar
  10. A palheta não é uma técnica mas sim um instrumento utilizado para a execução de diferentes notas no baixo, a palheta permite esecutar as notas e estas saem com um som diferente.

    ResponderEliminar
  11. Faço a mesma pergunta que o Jorge à Helena.
    Ou se alguém nos quiser exclarecer, obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Sobre os instrumentos mais utilizados nas músicas pop rock, encontrei que: a Guitarra elétrica, baixo, bateria, teclado, vocais, e sintetizadores; são essenciais numa banda pop rock.

    ResponderEliminar
  13. Vou falar mais especificamente sobre a bateria, porque poderá vir a ser o instrumento que vou tocar:
    A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

    Interesante não?

    ResponderEliminar
  14. Para essclarecer a dúvida dos meus colegas eu fiz uma breve pesquisa sobre o folk e encontrei o seguinte:
    Folk music ou música folclórica, é um género de música que é feita a partir da sabedoria popular. O termo folklore indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora da alta cultura urbana.
    Este género vem da música tradicional, onde são tocados instrumentos folclóricos.
    Existe diversos tipos de folk:
    - Electric folk
    - Folk metal
    - Folk rock
    - New Age
    - Neofolk
    - Space music
    Um exemplo de artistas folk rock é Bob Dilan.

    Espero que tenha esclarecido as vossas duvidas

    ResponderEliminar
  15. O estilo gospel é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito à vida cristã.
    Este estilo foi originado pelos hinos cristãos, nos estados unidos por volta do século XX. Os principais instrumentos são vocais, órgão Hammond, Piano, guitarra, bateria e baixo.
    O principal tema é o louvor e a adoração a Deus.

    ResponderEliminar
  16. Com a pesquisa ao estilo gospel descubri um novo instrumento chamado orgão Hammond, desenvolvido e construído por Laurens Hammond.
    Este orgão é electro-mecânico. É vendido às Igrejas como alternativa ao orgão de tubos devido ao seu baixo custo, mas também é utilizado no Jazz, no Blues e para uma extensão do Rock n Roll e a música Gospel.

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Jorge por me corrijires em relação à palheta.

    ResponderEliminar
  18. Agradeço, Gonçalo, por me teres exclarecido quanto à música Folk & Gospel.

    Caro colega Carlos, não te consigo exclarecer, totalmente, quanto ao que são 'birlos', que a nossa colega Joana Romão referiu. No entanto, julgo que sejam o mesmo que as vassouras. Ou seja, em vez da ponta da baqueta ser redonda e de madeira, tem uma expecie de arames metálicos, como já tivemos oportunidade de ver nas aulas de música.
    Espero ter conseguido exclarecer minimamente o meu colega Carlos.

    ResponderEliminar
  19. As bandas que tocam uma musica Pop rock, possuem vários instrumentos,o baixo,a guitarra electrica,a baterria etc
    Na minha intrevenção irei falar sobre o baixo.O baixo, como todos já sabem é um insrumento de cordas.Uma coisa interessante que vim a saber é que o baixo pode ser electrico ou acustico.

    de Bruno
    -O baixo electrico é um tipo de baixo que aparece frequentemente nas bandas jazz e nas bandas Pop rock
    -O baixo acustico é um tipo de baixo mais compacto do que o normal,é parecido com uma guitarra classica só que maior.

    ResponderEliminar
  20. Fiz uma breve pesquisa acerca da bateria e da sua história.

    Os instrumentos de percussão são provavelmente osprimeiros a serem criados. Os primeiros tambores foram criados por volta de 600 A.C. mas a bateria apenas foi inventada no século XIX, depois de ser inventado o pedal do bombo. Este possibilita uma única pessoa tocar vários instrumentos de precursão simultaneamente.

    As baterias passaram a ser mais utilizadas no começo do século XX em bandas jazz. Uma bateria simples é composta por um bombo, por um timbalão de chão e dois timbalões suspensos, uma tarola, um prato de choque e outros dois pratos, um de condução e outro de ataque.

    ResponderEliminar
  21. Rita, no teu comentário (12/3/2010) referiste três tipos de baquetas, apenas não disseste o porquê de serem mais utilizadas em cada um dos géneros musicais que referiste.
    Será que me podes esclarecer?

    ResponderEliminar
  22. Posso tentar exclarecer-te, Nuno, e espero fazê-lo da maneira correcta. Caso contrário, alguém que me corrija, por favor.

    - Por exemplo, as baquetas para heavy-metal/hard-rock, etc, e genéros mais pesados, têm que ser mais resistentes porque a batida pode chegar a ser de meio segundo em meio segundo. [como é o caso de bandas como Cradle Of Filth - «dirge inferno», Skillet - «hero», The Used - «blood on my hands»...)

    - Para o jazz, não são necessárias baquetas muito resistentes porque não vão andar a cada meio segundo a saltar de tambor em tambor com muita força. (como john coltrane «my favorite thing»)

    - Para o Pop/Rock, country, etc, as baquetas não têm que ser necessáriamente tão resistentes como as de Heavy-Metal, mas convem que aguentem pelo menos durante umas quatro músicas (isto num concerto e também, depende do ritmo da música).

    Espero ter exclarecido. Caso alguma coisa não estiver bem, passo a repetir, corrijam.

    ResponderEliminar
  23. Acrescento que, quando referi que têm que aguentar pelo menos quatro músicas, baseei-me em concertos dos Green Days, a um dos quais assisti, e o baterista mudou de baqueta muitas vezes.

    Concluo assim que depende do género de música.

    ResponderEliminar
  24. Rita, após ter feito uma pesquisa sobre os diferentes tipos de baquetas tenho de discurdar contigo ao dizeres que o que varia entre cada tipo de baqueta é a sua resistência.

    Baseando-me na minha pesquisa, as baquetas têm vários tamanhos e densidades, que se adaptam ao estilo musical e à sonoridade que o baterista quer produzir. Uma baqueta mais densa dá um som mais forte, enquanto que uma baqueta mais longa permite controlar melhor os movimentos do baterista.

    Existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso, espessura. Cada tipo geralmente é indicado para um determinado estilo musical mas, os tipos de baquetas também podem ser escolhidos tendo em conta o gosto pessoal.

    Posso-te dar um exemplo do que estou a dizer:

    -As baquetas 7A são indicadas para quem gosta de tocar algo mais ágil como o jazz, têm uma pega mais leve e, em geral, é a mais utilizada pela sua leveza e versatilidade

    ResponderEliminar
  25. Parece que em parte, eu estava errada.
    obrigada por me corrigires, Nuno.

    ResponderEliminar
  26. Rita no teu comentário do dia 13 de Março disseste ao Carlos que os bilros eram parecidos às vassouras. Eu discordo totalmente, porque numa breve pesquisa descubri que os bilros são os "instrumentos" que se utilizam para tocar por exemplo xilifone.
    São iguais às baquetas mas as pontas são maiores e estam revestidas por uma espécie de tecido, mas algumas em vez de tecido são de ferro. Se no google imagens colocares bilros vai-te aparecer algumas imagens.

    ResponderEliminar
  27. Eu vou falar sobre a guitarra eléctrica, já que é o instrumento que vou tocar durante as aulas.
    A guitarra eléctrica é um instrumento musical que é sempre amplificado electronicamente.
    Pela sua potência sonora e pela possibilidade de alteração electrónica de diversas características do seu timbre, as guitarras eléctricas são utilizadas principalmente no rock, na música pop...
    As guitarras eléctricas têm dois modelos básicos: as guitarras maciças e as guitarras semi-acústicas.
    A maioria das guitarras actuais utiliza captadores. O captador de guitarra tem a função de transformar as ondas mecânicas produzidas, ou seja o som, em ondas eléctricas. Existem vários tipos de captadores, como por exemplo, captadores passivos, activos, mecânicos, simples, duplos,...

    ResponderEliminar
  28. A guitarra eléctrico é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado electronicamente. É um Instrumento de cordas, ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal eléctrico devido a ação de captadores magnéticos.

    Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração electrónica de diversas características de seu timbre, as guitarras eléctricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.

    ResponderEliminar
  29. O que ainda se pode acrescentar é que os solos de guitarra são a melhor exibição de um guitarrista de rock e que existe um site com os "100 greatest Rock Guitar Solos" onde cada solo foi classificado pela sua originalidade, complexidade e influência duradoura. O site é: digitaldreamdoor. nutsi.com/.../best_guitarsolo.html

    ResponderEliminar
  30. Vou falar um pouco sobre o piano. É um instrumento musical que também é definido como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, activados através do teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.

    ResponderEliminar
  31. Carolina, isso e o que acontece nos pianos de causa ou nos sintetizadores? penso que seja nos pianos de cauda, mas podes entao esclarecer a minha duvida?

    ResponderEliminar
  32. Acreditam que desde a década de 20 até ao surgimento da percussão eletrônica, deu-se o aparecimento das primeiras baterias eletrônicas.

    ResponderEliminar
  33. Sim, são os pianos de cauda, Jorge.

    Quando se prime uma tecla, a extremidade traseira sobe, fazendo com que o mecanismo empurre o martelo revestido a feltro. O martelo bate na corda que vibra e produz uma nota.

    http://sysd.org/wp-content/uploads/2009/09/anaction.gif

    ResponderEliminar
  34. Joana R. eletrônica é português do Brasil, em Portugal diz-se baterias eléctricas.
    Bateria eléctrica é um tipo de bateria onde as função de tambores, pratos e etc. É exercida por almofadas que captam os toques, em suas diversas intensidades e dinâmicas, e enviam para um módulo eléctrico para que esses toques sejam interpretados e transformados em sons de bateria.

    ResponderEliminar
  35. Jorge desculpa não ter respondido mais cedo, mas sim são os pianos de cauda.

    ResponderEliminar